Entenda a responsabilidade e o papel de
cada componente em um sistema de sonorização automotiva de qualidade.
Para uma perfeita reprodução do seu
sistema de som cada alto-falante deve tocar em uma devida faixa de freqüência. Mas
como saber qual a faixa de freqüência ideal para cada alto-falante?
O ouvido humano inicialmente consegue ouvir frequências de 20hz até 20.000hz (20Khz).
Em um sistema de som automotivo básico, normalmente são usadas três vias, que são divididas entre: grave, médio e agudo.As Faixas mais lentas, de 20~30hz por exemplo, renderão mais movimentação de ar do alto falante, que som em si, pois são movimentações muito lentas! Por isso o indicado é trabalhar sempre de 40hz para cima para se ter bons rendimentos.
Este tipo de sistema já pode ser considerado bom, pois é possível identificar os timbres dos instrumentos nas músicas com clareza. Porém, se o seu negócio for qualidade irá precisar de pelo menos mais uma via para o seu sistema.
Neste caso deve-se utilizar as seguintes frequências:
Subgrave, grave, médio alto e agudo.
Somos obrigados a usar vários falantes
específicos para cada faixa de frequência de tal forma que o subwoofer trabalhe
até 100Hz, midbass de 100 a 1000Hz, midrange de 1K a 5KHz e tweeter acima de
5KHz.
Dividindo as frequências do sinal musical em várias faixas estaremos obtendo o maior rendimento dos falantes e também protegendo-os de frequências indesejáveis. Ex: o tweeter e midrange não podem receber frequências baixas com risco de danificar os mesmos.
Para melhor regulagem é importante que sejam
feitos ‘’cortes’’ de frequência. Para saber em que frequência fazer o corte nos
crossovers de falantes médios e agudos, basta verificar com o fabricante qual a
frequência de ressonância, sabendo este valor, o corte do crossover deve estar
a acima do dobro da frequência de ressonância para evitar alteração no som
nessa faixa de atuação do falante.
Por isso deve ser dada bastante atenção para os componentes que serão utilizados (auto falantes, crossover, etc...) e para a litragem da caixa que fara toda a diferença.
Por isso deve ser dada bastante atenção para os componentes que serão utilizados (auto falantes, crossover, etc...) e para a litragem da caixa que fara toda a diferença.
No caso dos alto falantes, existe um
parâmetro um que é conhecido como “FS” (frequência de ressonância), este
parâmetro diz que há um certo “ limite “ máximo que o falante vai responder, no
caso do FS, seria em resumo a frequência que o falante pode chegar, de acordo
com sua potência, ou seja, se o FS do falante é 50hz, significa que acima de
50hz poderá danifica-lo em volumes maiores, por isso é que devemos usar
crossover para controlar todo o sistema.
Timbre:
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O
timbre é a característica que nos permite distinguir dois sons com a mesma frequência e a mesma amplitude, mas produzidos por fontes sonoras diferentes. Quando ouvimos, por exemplo, uma nota tocada por um piano e a mesma nota produzida por um violino, podemos imediatamente identificar características sonoras muito distintas. Isso é possível porque cada instrumento vibra de forma distinta e produz harmônicos com amplitudes e frequências diferentes, de acordo com a sua constituição. Por isso para um som perfeito o ideal é que tenhamos todas as frequências dentro do carro. Um pouco sobre os componentes do nosso sistema. |
Tweeter
É um alto-falante de dimensões
reduzidas (variando de 0,5" a 3") usado para reproduzir a faixa de
alta freqüência (5.000 Hz em diante), ou seja, os sons mais agudos.
Mid-range É um alto-falante usado para reproduzir as frequências médias do espectro audível, geralmente entre 300 Hz a 5.000 Hz. Sendo assim, conseguem reproduzir a maioria dos
instrumentos musicais. Possuem geralmente tamanho inferior a 8".
Uma variação derivada desse tipo de alto-falante são os mid-bass, voltados para os sons na faixa dos
médio-graves (entre 50 e 500 Hz, ficando tipicamente entre 100 e 300 Hz).
Atuando como elo intermediário entre o subwoofer (ou woofer) e o alto-falante para
sons médios. Seu tamanho, semelhantemente ao mid-range, é inferior a
9", sendo mais comum encontrá-los com diâmetros de 5" e 6".
Em som automotivo, são usados em sistemas de três ou quatro
vias.
Subwoofer É um
tipo de reprodutor usado para aumentar o som de uma caixa de som (sons graves e sub grave), variam de 20 Hz a 200Hz. O nome é dado devido a sua reprodução estar abaixo da
reprodução dos woofers. Como nesta faixa de freqüência o cone precisa movimentar
muito ar, são alto-falantes de diâmetro grande e alta excursão do cone (4 a 20mm de amplitude).
Existem no mercado subwoofers dos mais diversos diâmetros e
formatos, sendo os mais comuns os de 8", 10" e 12" de cone
redondo.
Quando vendidos em
box, eles são classificados como subwoofer passivo se sua alimentação tiver que ser feita
por um amplificador externo. A freqüência e a intensidade do corte é fixo em um
valor de fábrica.
Já o subwoofer ativo possui um amplificador próprio interno
na caixa.
Woofer É um alto-falante usado para
reproduzir freqüências grave e médio. Possuem borda rígida e seu tamanho pode
variar de 1.2" a 18". Woofers para reprodução de graves e
médio-graves utilizam uma frequência geralmente entre 50 a 4500 Hz.
O Woofer, é mais
recomendado para som Trio Elétrico. Acompanhar cornetas e super tweeters. A
pancada dele é sempre seca, porem a distancia do som é muito maior em relação
ao Subwoofer.
Crossover É o equipamento eletrônico responsável pela regulagem,equalização e distribuição das frequências para cada tipo de
componente.
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